quarta-feira, 6 de abril de 2011

Grau 3: Mestre Maçom

Trata-se do terceiro e último Grau do Simbolismo. Para muitos Irmãos, principalmente para os adeptos dos três Graus, é o coroamento final do aprendizado maçônico. Nas Potências ou Obediências Simbólicas é o Grau em que é concedida ao Iniciado a plenitude dos direitos maçônicos e obviamente a contrapartida dos deveres maçônicos.
O Grau é muito esotérico e é dedicado inteiramente ao espírito.
Neste Grau aparece pela primeira vez a pregação de uma doutrina através de uma lenda. Trata-se da Lenda de Hiram. Ei-la:

Prosseguiam os trabalhos de construção do Templo de Jerusalém, que eram dirigidos e coordenados por um triângulo composto dos seguintes personagens: Salomão, Rei de Israel; Hiram, Rei de Tiro; e Hiram Abi, artífice e especialista na arte de fundição em bronze, filho de uma viúva da tribo de Neftali.
Segundo suas aptidões e conhecimentos os trabalhadores eram divididos em três categorias — Aprendizes, Companheiros e Mestres, recebendo salários equivalentes aos postos.
Quando a construção encontrava-se adiantada e prestes a acabar, alguns Companheiros, desejosos de retornar às suas pátrias, portadores da dignidade que lhes conferiria o título de Mestre, mas não tendo capacidade para adquiri-lo por seus próprios méritos, arquitetaram um plano de conseguir as Palavras de Passe, que lhes dariam a possibilidade de freqüentar a reunião dos Mestres, a Hiram Abi.
No meio da intentona, a maioria deles desistiu, restando três maus Companheiros que estavam firmemente decididos a levar adiante o traiçoeiro plano. Eram eles: Jubelas, Jebelus e Jubelum.
Penetraram no Templo à noite e foram ocupar, respectivamente, as portas do Sul, do Ocidente e do Oriente, onde aguardou Hiram terminar suas Orações. Hiram sai pela porta do Sul. Jubelas intercepta-o, exigindo a Palavra de Passe. Hiram nega, alegando que dois motivos o impedem de transmiti-la. Primeiro porque havia jurado que só em presença dos reis de Israel e de Tiro, além de Hiram, é que a Palavra poderia ser transmitida. Segundo, porque o Companheiro solicitante não tinha qualidades para recebê-la. Raivoso, Jubelas dá-lhe uma pancada com a Régua, cortando-lhe a garganta.
Hiram corre para a porta do Ocidente para fugir à agressão, mas ali encontra Jubelas, que lhe faz a mesma intimação. Recebendo a mesma resposta, aplica em Hiram um golpe com a ponta do Esquadro sobre o peito.
Ferido, Hiram corre para a porta do Oriente, onde Jubelum dá-lhe implacável pancada com o Maço sobre a cabeça, prostrando-o morto.
Os três maus Companheiros escondem o corpo do Mestre e fogem.
Sentidas as ausências nos trabalhos, Salomão desconfia da ocorrência e expede diligências para esclarecer as dúvidas. Os três maus Companheiros são descobertos e a conversa deles sobre o crime é ouvida, sendo os três presos e levados a Salomão, que os condena à morte, segundo sentença que eles mesmos haviam pronunciado. O Corpo do Mestre Hiram é descoberto, pois o sepulcro estava assinalado por um ramo de Acácia.
Com Hiram Abi morto e preservando o Juramento que haviam feito, ficaram perdidas as Palavras e os Sinais de Mestre. Para solucionar o problema, Salomão determinou que as primeiras palavras a serem pronunciadas ao descobrir-se o corpo de Hiram Abi e os primeiros Sinais realizados passassem a ser os novos Sinais e Palavras de Mestre.
No simbolismo maçônico, o grau de Mestre representa o Outono da vida, estação em que o Sol termina o seu curso e morre para renascer: é a época em que o homem recolhe os frutos do seu trabalho e de seus estudos. É o emblema que indica a compreensão das lições de Moral que a vida ensina e a experiência que se alcança.
O Mestre deve ser um todo harmonioso. É a meta que deve procurar todo Maçom. É o mérito do Iniciado de ter atingido este desenvolvimento que o constitui dentro da verdade como um ser intelectual.
O Terceiro Grau maçônico: o Grau de MESTRE é o complemento necessário dos dois primeiros. Se não existisse, a cumeeira do edifício faltaria e a Maçonaria Especulativa não seria outra coisa senão uma irrisória caricatura da Maçonaria Operativa.
O Mestrado conduz a novas sínteses. O Aprendiz dedicou-se ao trabalho material do desbaste da "Pedra Bruta". O Companheiro ao trabalho intelectual que implica na realização da "Pedra Cúbica". Ao Mestre não pode ser atribuído senão o trabalho espiritual. A sua missão é derramar a luz e reunir o que está esparso.
O Mestrado não é um dom. É uma conquista. É a vitória do homem sobre si mesmo. O Mestre deve se esforçar por enxotar o velho homem, isto é, por eliminar paciente, mas definitivamente, todos os erros, as antíteses, as contradições de costumes e usos de nossa civilização, a fim de edificar sobre um terreno novo o ser superior que o colocará em comunicação com as regiões de igual natureza.
O Mestre não deve esquecer que, em sua ascensão para a espiritualidade o pensamento é uma força soberana, guiada com bom-senso e lógico. Convém ter sempre no espírito a meta de atingir e concentrar os seus desejos, os seus pensamentos e os seus atos para um mesmo ponto de vista dirigido com amor para uma ordem de coisas, mais perfeita, para as múltiplas definições do Bem, do Belo e do Verdadeiro.
O Mestre Maçom deve celebrar o companheirismo que amálgama os Irmãos pelo esquadro e pelo compasso, animados não somente pelos feitos dos nossos antepassados, mas também, pela vontade de superar obstáculos de hoje e do porvir.
Ser Mestre significa ser Mestre de si mesmo, trabalhar com inteligência e força de vontade em si mesmo, no seu próprio aperfeiçoamento, tendo sempre em mente o fato de que nada mais somos do que simples aprendizes, mesmo que nos denominemos Mestres.
Ser Mestre é aceitar que não nos pertencemos, mas à coletividade e que por isso mesmo sua inteligência e sua vontade devem estar sempre a serviço dessa coletividade.
Ser Mestre é acender luzes pelo caminho por que passa luzes de amizade e sabedoria, de bondade e justiça, de harmonia e compreensão, de solidariedade e fraternidade.
Ser Mestre é não se considerar juiz dos defeitos e erros dos outros, mas saber compreender e perdoar.
Ser Mestre é saber aceitar um conselho, para ser ajudado.
Ser Mestre é retribuir com ternura aos que o odeiam.
Ser Mestre é ser perfeito nas mínimas realizações.

1 - Decoração da Loja de Mestre Maçom

O Templo para os Trabalhos do Grau de Mestre Maçom ou Câmara do Meio é basicamente o mesmo destinado aos Trabalhos de Aprendiz e Companheiro Maçom, executando-se as seguintes alterações: as paredes, as mesas e os altares são forrados de negro.
Nas paredes há grupos entremeados de caveiras com tíbias cruzadas e conjuntos de três, cinco e sete lágrimas prateadas.
O Templo é iluminado por nove velas de cera amarela, sendo três na mesa do Respeitabilíssimo Mestre e três em cada uma das mesas dos Venerabilíssimos Vigilantes.
Pendente no teto, uma lâmpada com uma luz votiva sobre o centro do Templo.
No centro do Templo, um esquife coberto com um pano preto, e, sobre este, um Ramo de Acácia.
Os instrumentos de trabalho de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom estão espalhados pelo chão.
Tudo deve lembrar luto, morte e consternação. Os Malhetes trarão um laço de crepe negro.

2 - Mistérios do Grau de Mestre Maçom

PALAVRAS

SAGRADA - M. (derivação de Moabita)

PASSE - TUB. (trabalhador de pedra)

NOME DO MESTRE - GABAON (derivação de Gabaonita)

SINAIS
-DE ORDEM -PP. em esq. P. do p. dir. voltada para o eixo de marcha. Br. esq. Caído naturalmente ao longo do corpo. Br. dir . dobrado em esquadria. M. dkv. aberta em esq . sobre o plexo solar.

- VENTRAL - Ou Saudação - Levar a mão direita horizontalmente para a direita e deixá-la cair naturalmente ao longo do corpo.

- DE HORROR- Levantar os dois br., m m., espalmadas, deixando-os em seguida cair sobre as coxas dizendo: OH! SENHOR MEU DEUS!

- SOCORRO - Juntar as m m. entre 1., pai. para cima, sobre a cabeça, exclamando: A m. OO. FF. DA VIÚ. à aproximação do interlocutor, ou:
- Colocar a m. fech. sobre a t. e à aproximação do interlocutor abrir os dedos indicador, médio e anular, progressivamente, dizendo: S/.,C. e J..

IDADE - o -

TEMPO DE TRABALHO - Do meio-dia à meia-noite.
MARCHA - Executa-se a Marcha de Aprendiz Maçom, mais a do Companheiro Maçom. Ao findá-la, desfaz-se o Sinal de Companheiro Maçom e com o p. dir. volt. um passo alongado para a dir. Juntando o esq. executa-se idêntico movimento, com o p /. esq. para a esq.
Novamente com o p. dir. dá-se o último movimento para a dir.. São três passos elevados como se passasse sobre um objeto oblongo. A Marcha do Mestre é geométrica ou espacial.

BATERIA - Nove pancadas espaçadas três a três (!!! !!! !!!).

3 - Pontos Perfeitos do Mestrado

Os cinco Pontos Perfeitos do Mestrado são resultado do processo pelo qual o corpo de Hiram Abi foi levantado da sepultura. É somente através deles que se transmite a Palavra de Passe do Grau de Mestre Maçom. Ei-los:
MM . unidas em g . - significando a união indissolúvel existente entre todos os Mestres Maçons. Pr/, unido a pp. - significando que os Mestres Maçons caminham juntos para um só ideal. Joe. unido a joe. - significando que os Mestres Maçons rendem o mesmo culto ao Grande Arquiteto do Universo.
P . unido a p . - significando que os corações dos Mestres Maçons abrigam os mesmos sentimentos. M. esq. sobre o o/, dir., significando a mútua proteção que devem guardar entre si os Mestres Maçons. Nesta posição é que é transmitida a Palavra Sagrada, dada silabada no ouv. esq..

4 - Insígnias do Mestre Maçom

O Avental é de pele ou tecido branco, orlado de vermelho, de formato quadrangular e abeta triangular abaixada. Contém três rosetas da cor da orla, sendo duas no corpo e uma na abeta.
Todos os Mestres Maçons usarão uma fita cor azul-celeste, a tiracolo, da direita para a esquerda, tendo pendente uma Jóia, que é um Esquadro e um Compasso. Trarão à cintura uma Espada.
As Luzes, Oficiais e Dignidades usarão ainda um colar com a Jóia do cargo pendente sobre o peito.
As Luzes usarão punhos bordados com as Jóias dos respectivos cargos.
Todos usarão chapéu de feltro mole e negro desabado sobre os olhos e estarão trajados de preto, preferencialmente de Balandrau. O Respeitabilíssimo Mestre usará um de veludo negro.


*
*    *

58 comentários:

  1. Eu não acho correto ficar expondo assim sobre a loja de mestre, perde o sentido.

    Gleriston estrela M:.M:.
    T:.F:.A:.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Gleriston, plenamente. E a respeito do comentário de Marcelo Martinelli, a "evolução" dos irmãos dá-se pela frequência às sessões.
      Muitas postagens equivocadas de interpretações de nossos mistérios eu já li em blogues diversos. Postagens repletas de "achismos" em trabalhos apresentados que induzem o leitor a acreditar em inverdades, pois não são fundamentadas em provas concretas, e pode confundir um futuro candidato, que, se aceito em nossa ordem, teremos dificuldade em instruí-lo por estar "com o seu copo cheio" de um conhecimento adquirido inadequadamente.
      Essas postagens, com o devido respeito meus irmãos, possuem muito mais a vaidade como fulcro do que a vontade de compartilhar conhecimento. Pois "Preparo inadequado produz resultados inadequados" (BOB BRINNER).

      Excluir
    2. DISCORDO DESTA RESPOSTA MEU IR.'. VC JUROU PERANTE GADU NAO REVELAR E AGORA O FAZ? JUBELUN... A MAO DE NOSSO CRIADOR É PESADA, PENSE NISSO.. COM DEUS NAO SE BRINCA...

      Excluir
    3. É UM COMPLETO ABSURDO ESTA EXPOSIÇÃO DESCABIDA. PERJÚRIO!!! NÃO BRINQUE, NÃO QUESTIONE O QUE E A QUEM JUROU, SE QUER FAZER UM BOM PAPEL PERANTE A SAGRADA ORDEM, SEJA UM BOM MAÇOM SEGUINDO O QUE APRENDEU.

      Excluir
  2. Concordo em Partes com o Ir.'. Gleriston , algumas coisas devem ficar entre as paredes da Loja, o Artigo publicado é Fantástico, ele é claro,verdadeiro e intuitivo, porém muito explicito.
    Mas, Também devemos pensar na Evolução dos IIr.'. e dos Profanos,que usam esse meio para conhecer melhor a nossa Irmandade.

    ResponderExcluir
  3. Este temerário deveria ter sua garganta cortada. Este artigo não explica nada a um profano, apenas expões desnecessariamente parte dos rituais maçônicos, sem os quais a vivência em loja é inócua. Este blog prejudica a arte real e seu autor, se de fato pensa que é maçom, está longe de entender o que é a maçonaria. É no máximo um profano iniciado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO TAMBÉM Q AS PALAVRAS DE PASSE E SAGRADAS, SINAIS, NÃO DEVERIAM SER REVELADAS AQUÍ, COLOCARIAM------------ NO LUGAR, PERDE TOTALMENTE A GRAÇA, A SURPRESA PARA O CANDIDATO AOS GRAUS.

      Excluir
    2. entendo como Mestre Maçom que estais julgando muito o temerário...achei o artigo muito pertinente. por mais que leiam só entenderão a Maçonaria vivenciando-a.

      Excluir
    3. entendo como Mestre Maçom que estais julgando muito o temerário...achei o artigo muito pertinente. por mais que leiam só entenderão a Maçonaria vivenciando-a.

      Excluir
    4. Nossos juramentos de nada valem? Acaso lhe foi facultado selecionar oque deve ser resguardado ou não?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Certamente se fostes iniciado, nao foi em uma L.'. J.'. P.'. R.'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou entao é uma que ja foi expulso de tal.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Coloca logo Loja Justa Perfeita e Regular, quanto às palavras, não sei pq abreviou se todos profanos sabem que é Moabom e Tubalcaim, isso não é segredo pra mais ninguém, bem como palavras de login em sites, M.:I.:C.:T.:M.:R ( meus irmãos como tal me reconhecem) Booz ou Boaz grau 1, Jakin e Shibolet grau 2, idade de 3 anos pro A.:M aprendi maçom, se assenta ao Norte, inclusive acessando todo material de trabalhos e etc, nos logins de sites, através destas palavras de trolhamento, ah faça-me o favor.

      Excluir
    4. E.:V.:A.:E.:F ( eu vi a espada flamejante) resposta do grau 2, ao " sois C.:M? Companheiro maçom, bem como A.:A.:M.:E.:C ( a acácia me és conhecida) resposta do grau 3, "sois M.:M mestre maçom, todos profanos já sabem disso gente, acordem povo, o que ele falou aí, até uma criança sabe.

      Excluir
    5. Kkkkk eu vi a espada flamejante.....kkkkkk conhece muito hein

      Excluir
    6. kkkkkk Você deveria dizer "Eu SENTI a espada latejante!!!

      Excluir
    7. O engraçado é que a galera rir, mas sabe que é verdade. Aliás, todos já sabem o que foi colocado no texto. Perdeu a essência faz tempo.

      Excluir
    8. Kkkkk ELE SÓ TROCOU ESTRELA POR ESPADA, ISSO ACONTECE. MEU CARO CILLAS, É ESTRELA E NÃO ESPADA, DE RESTO TÁ CERTO

      Excluir
    9. Sois C.'.M.'.? EVAEF
      Palavra Sagrada: Jaquim

      Sois M.'.M.'.? AAMEC
      Palavra Sagrada: Moabom

      Sois C.'.M.'.?

      EVAEF
      P.'.S.'. JACHIN

      Sois Maçom? MICTMR ou seja, meus irmãos como tal me reconhecem. Palavra Sagrada: Aprendiz = BOOZ ou BOAZ. Companheiro: JACHIM OU JAKIN OU JAKIM. A palavra de passe de MESTRE É TUBALCAIM, no entanto, a palavra sagrada é mais confusa ainda: pode ser MOHABEN, MOHABOM

      SÓIS APRENDIZ MAÇOM? MEUS ISMÃOS COMO TAL ME RECONHECEM = BOAZ
      SÓIS COMPANHEIRO MAÇOM? EU VI A ESTRELA FLAMEJANTE = JAQUIM
      SÓIS MESTRE MAÇOM? A ACACIA ME É CONHECIDA= MOABOM TA AÍ CILLAS, SÓ TE AJUDEI PQ OS CARAS RIRAM DE VC KKKK

      Excluir
  7. Certamente se fostes iniciado, nao foi em uma L.'. J.'. P.'. R.'.

    ResponderExcluir
  8. Certamente se fostes iniciado, nao foi em uma L.'. J.'. P.'. R.'.

    ResponderExcluir
  9. Como é a L.'. deveria ficar em L.'.
    Os profanos não entenderam e sera pior.
    Lembre do Juramento feito em L.'. e na iniciação.
    Devemos ser sempre aprendiz mais não mais viver na escuridão.
    Agindo assim o G.A.D.U, vai julgar.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O autor não cita nada mais nada menos que já não esteja publicado em livros de maçons renomadíssimos como por exemplo na publicação do Rizzardo Camino em seu livro REAA do 1 ao 33, publicado pela MADRAS do qual uma grande autoridade maçonica faz parte. Os TT. SS. e PP. estão mesmo que pouco mas criptografados, e alem do mais o maçom que acredita que o segredo da maçonaria reside em questões como essas de nada conhece da arte real.

    Fraterno abraço aos verdadeiros homens livres e de bons costumes que ao invés de criticar seguem na missão de levar nossa filosofia alem dos véus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo plenamente, se você lê o livro citado e não for maçom, não entenderás nada, já o artigo qualquer leigo entenderá.

      Excluir
    2. Eu sou fã do Veneziani. Excelente irmão que fez muito pelo gob que hoje faz a maçonaria passar vergonha

      Excluir
  12. "De leite as crianças e carne aos homens"

    ResponderExcluir
  13. Esse perjúrio nunca foi iniciado em Loja Regular, isso é um falsário. Sua iniciação deve ter sido on line.

    ResponderExcluir
  14. Só acho que o autor deveria ser menos explícito em certos pontos como:SINAIS; TOQUES E PALAVRAS.

    ResponderExcluir
  15. Só acho que o autor deveria ser menos explícito em certos pontos como:SINAIS; TOQUES E PALAVRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, não tem nada de explícito no texto, qualquer criança sabe de tudo isso aí, ah faça-me o favor rapaz.

      Excluir
  16. Lamentável, esta publicação, belo trabalho mas em ambiente equivocado, se queres aparecer na ordem, faça por merecer. Pois certamente jurou em falso, quando foi iniciado, ou nada entendeu!!!

    ResponderExcluir
  17. o que e isso perjurio...
    Quem te falou que e isso...
    Estais mentindo ...
    falando o que nao sabe...

    ResponderExcluir
  18. o que e isso perjurio...
    Quem te falou que e isso...
    Estais mentindo ...
    falando o que nao sabe...

    ResponderExcluir
  19. Difícil não é entrar para a maçonaria.....difícil é deichar a maçonaria entrar em vc..tente morrer um pouco irmão..fraternalme

    ResponderExcluir
  20. AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM ENTRAR NA ORDEM SÃO CHAMADOS DE GOTEIRAS, OS GOTEIRAS SABEM MUITA COISA, MAS JAMAIS PASSARÃO PELA PORTA DO TEMPLO DE SALOMÃO.

    ResponderExcluir
  21. Sobre o artigo, digo que está excelente. De outro lado, o importante é a prática diária dos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  22. Super desnecessário esse artigo. Esse blog. A obra poliforme não precisa disso. Nunca precisou, não havia internet, blogs, sites quando se criou tudo! DESNECESSÁRIO e IMPRODUTIVO.

    ResponderExcluir
  23. Cara... você arranjou um monte de inimizades. Paz profunda, você vai precisar.

    ResponderExcluir
  24. Excelente instrução.Parabéns Ir.'.

    ResponderExcluir
  25. E A CARNE SE DESPRENDE DOS OSSOS

    ResponderExcluir
  26. Triste ver um site assim... e algumas publicações com a do "Forças Armadas" que mostra não ser maçom de verdade... Nem só por não merecer ou fazer jus... E ainda usar esse Símbolo das FA em seu perfil... Se foi um dia militar nao aprendeu nada dos ensinamentos da caserna. Lamentável esse tipo de gente existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que aprendi mais do que vc, Aspirante.
      O que o dono deste blog postou já é de conhecimento público, vá até a sua loja e pergunte ao seu venerável mestre, ele irá te confirmar que atá uma criança sabe dessas coisas.
      Já a essência só aprende quem vive, os goteiras só ficarão com essas limitadas informações.

      Excluir
  27. Acho uma grande pena. Os maçons estão esquecendo de nossos juramentos em Loja.

    ResponderExcluir
  28. Alguém poderia me ajudar gostaria de saber oq a maçonaria segnifica
    Por favor
    Tenho muito interesse !!!
    Alguém poderia me explicar me manda SMS pelo E-mail ou me procura???

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente o texto traz apenas uma estória, que não retrata a verdade.Nem o mais verdadeiro M M exporia publicamente os verdadeiros segredos do Grau. Mas gostei da história.

    ResponderExcluir
  30. Meus IIr. eu concordo que muitas coisas NÃO deveriam serem ditas. Voce e responsavel pelo JURAMENTO que prestou.
    Lamento que não tive a oportunidade de ver no Brasil um Trabalho de Camara do Meio feita "Na Camara do Meio" Não me refiro a falta de espaço, pois tenho visto Templos enormes mas, ninguem Trabalha "Na Camara do Meio" Será que muitos não sabem o significado (Camara do Meio)

    ResponderExcluir
  31. enquanto vocês estão descutindo
    eu tou aqui tentando ser um maçom
    conhecimento não se descute.e
    segredos não se revela.coloca todos os
    seus conhecimentos para funcionar de
    forma correta para beneficio proprio
    desenvolvendo e de formatando um homem
    melhor acada dia e depois ajudando os
    outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero tanto ser um maçom
      mais até agora não tenho oportunidades já fui em muitas
      Lojas mais na maioria delas não
      fui bem Resebido e impedido de
      entra alguém pode me ajudar?
      sempre quis ser um como Faso?

      Excluir
  32. Está claro que não se trata de um autêntico Maçom.

    Vemos pelo falta de postura, discrição é conhecimento do Grau

    ResponderExcluir
  33. Eu sou profano e nunca fui iniciado na ordem, e compreendi bem, estudo os graus a tempos, coisas que muitos irmãos não fazem, conheço vários assim.

    ResponderExcluir
  34. Matéria vergonhosa se considerarmos a plataforma aberta ao público na qual foi colocada. A maçonaria somente é compreendida se vivida, e portanto, não me refiro ao receio de que profanos leiam, mas sim a vaidade exacerbada que o colega do blog me parece ter orgulho de revelar.

    ResponderExcluir