quarta-feira, 27 de abril de 2011

Grau 4: Mestre Secreto

O Grau 4, o de Mestre Secreto, é uma continuação do 3 (Mestre Maçom). O candidato (Mestre Maçom) é levado vendado à Loja de Perfeição, onde é Iniciado neste Grau.
O Grau é dedicado por excelência ao sigilo e ao segredo, e por todo o seu desenrolar chora-se a morte por assassinato do Mestre Hiram. Os culpados ainda não foram punidos, encontrando-se foragidos.
É um Grau Bíblico-Místico-Lendário. O Mestre Secreto é recebido debaixo do loureiro e da oliveira onde, em companhia dos Irmãos, derrama lágrimas ao deparar-se com o túmulo de Hiram.

1 - Ornamentação da Loja

A Loja é decorada em preto, com lágrimas brancas e representa o Sanctum e o Sanctum- Sanctorum do Templo de Jerusalém. No Oriente encontramos a Arca da Aliança, o Altar dos Perfumes, o Altar dos Pães da Proposição, o Candelabro de 7 velas (menorá), a Urna do Maná e o Bastão de Aarão. (Detalhes extraídos da Bíblia.)
O Venerável (Três vezes Poderoso Mestre) e há apenas um Vigilante, uma vez que Hiram está morto e ainda não foi substituído.



2 - Mistérios do Grau

PALAVRAS

- SAGRADA - Iod, Adonai e Ivah (as três palavras representam a divindade)

- PASSE - Ziza

SINAIS

- ORDEM - Colocar o dedo indicador e médio direitos sobre os lábios.

- SAUDAÇÃO - Estando assim à ordem, baixar a mão e voltar à mesma situação. Se o interlocutor quiser responder, fizer o mesmo sinal com a mão esquerda (este é o Sinal de Segredo).

- TOQUE - Entremear a face interna da perna direita com a face interna da perna esquerda do interlocutor. Fazer a Garra de Mestre, deslizando a mão até o cotovelo e apertar sete vezes.

-BATERIA - Dar sete pancadas, por seis e por uma (!!!!!! !).

-IDADE - Três vezes 27 anos completos.

-TRABALHO - Da madrugada à meia-noite.

3 - Insígnias do Mestre Secreto

Avental - Branco com o cordão e debrum negro, com ramos entrelaçados de oliveira e laurel com a letra Z no meio.
Na abeta azul tem um olho sobre fundo radiante, na cor dourada.
Fita - Fita azul, forrada de negro, colocada a tiracolo e tendo como Jóia uma chave de marfim com a letra Z.
A Jóia do Mestre Secreto está inteiramente de acordo com as prescrições do Grau. A chave é o principal Símbolo do silêncio e da discrição e o marfim é um Símbolo de poder, da pureza e da sabedoria.
A letra Z é a inicial da Palavra de Passe, que por sua vez também é uma espécie de chave que abre a Loja ao Mestre Secreto.
Indumentária - Todos os Irmãos estarão vestidos de preto.


*
*   *

6 comentários:

  1. Admiro sua intenção de ilustrar a verdadeira obra maçônica, agora, tentar expor seus segredos é algo passivo de muito cuidado...

    ResponderExcluir
  2. É triste saber que alguém sem compromisso com a maçonaria e para com a sociedade tente desmistificar nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
  3. Onde é que está a fonte bibliográfica? Quando nos comprometemos informar algo temos que fazê-lo. A maçonaria já deixou de ser secreta a muito tempo. Assim, é bom informar a fonte para aqueles que estão buscando conhecimento verdadeiro saibam de onde estão retirando as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não entendeu onde encontrar a bibliografia (apesar de o autor ter deixado bem claro onde encontrá-la), segue o link:
      http://maconariasociedadesecreta.blogspot.com.br/2010/12/bibliografia.html

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Absurdo esse tipo de situação, que sirva de exemplo aos padrinhos! Lembrem que Maçonaria é coisa pra Homens de verdade e não pra esse tipo de sujeito!

    ResponderExcluir