quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grau 17: Cavaleiro do Oriente e do Ocidente

Este Grau ensina que, após a tomada de Jerusalém pelos romanos, os israelitas deixaram a Judéia, indo para os desertos, onde passaram a constituir a Ordem dos Essênios. O Grau é apocalíptico e na sua transmissão faz alusão ao Apocalipse de São João ou ao Livro da Revelação, sendo o primeiro dos Graus que remontam ao Novo Testamento. O Grau também é conhecido como Cavaleiro do Oriente ou do Apocalipse.
Os trechos do Apocalipse referidos no Ritual são a passagem dos quatro cavaleiros (a conquista, a guerra, a morte e a fome).
O número sete é uma constante no Ritual. Fala do Livro dos Sete Selos, das Sete Trombetas, das Sete Estrelas, dos Sete Candelabros, e sete letras têm as Palavras Sagradas e de Passe do Grau.
A ordem dos Essênios, com a especialidade na arte de curar, também faz parte da história do Grau que, enfim, descreve a história dos Cavaleiros das Cruzadas, que, ao regressarem da Terra Santa, fundam e organizam a Ordem dos Templários. Os Cavaleiros do Oriente eram aqueles que permaneciam no Oriente.


1 - Ornamentação da Loja

O Templo é da cor vermelha com estrelas de ouro. Neste Templo, reúne-se o Grande Conselho, que é a Loja do Grau.


2 - Mistérios do Grau

PALAVRAS

- SAGRADA - Abaddon (destruição).

- PASSE - Zabulon (Céu).

SINAIS

- SINAL DE ORDEM - Coloca-se a mão direita sobre a fronte e olha-se para o ombro direito dizendo: Abaddon! Resposta: Zabulon!

TOQUE - Coloca-se a mão esquerda na direita do interlocutor, mantendo os dedos estendidos. Este coloca a sua mão direita sobre a esquerda do Irmão, olhando ambos para o ombro direito. Depois se toca com a mão esquerda o ombro esquerdo do interlocutor e este acaricia com a mão direita o ombro direito do Irmão.

BATERIA - Sete pancadas por três, por três, por uma (!!! !!! !).

TRABALHO - Do pôr ao nascer do Sol.


3 - Insígnias do Grau

Avental - De cor amarela forrada e debruado de vermelho.
Fitas - São duas: a primeira é branca, a segunda é preta da qual pende a Jóia do Grau.
Jóia - Trata-se de um heptágono dourado e prateado, tendo num lado no centro o Cordeiro deitado sobre o Livro dos Sete Selos. Em cada um dos Selos tem uma das letras B, D, S, P, H, G, F. Essas letras também aparecem nos ângulos do heptágono neste mesmo lado. No outro lado há duas Espadas cruzadas e uma balança.


*
*    *

Nenhum comentário:

Postar um comentário